set
19
2014

A Bolívia é uma bela surpresa

IMG_3187

Como a maioria dos sul-mato-grossenses eu tinha um pré-conceito (já superado) da Bolívia. Como fazemos fronteira com Puerto Quijarro, minha única referência do país vizinho era… Puerto Quijarro. E lá não é um dos lugares mais interessantes para se visitar, a não ser pela feirinha de produtos empoeirados e as casas de produtos importados, que hoje em dia nem são mais tão interessantes financeiramente.

IMG_3077

Mas enfim… vamos falar de coisa boa. Participei recentemente de um famtour, realizado pelas Linhas Aéreas Amaszonas e pela Fundação de Turismo de MS para promover um novo voo internacional que faz a rota Campo Grande / Santa Cruz de La Sierra / Campo Grande. Uma nova forma de integração turística entre os dois destinos.

IMG_3090a

A primeira parada foi Santa Cruz de La Sierra. E, como que nos dando um tapa de luva e anunciando o que estava por vir, a recepção foi com uma belíssima lua cheia. Ficamos hospedados num hotel maravilhoso (5 estrelas, meu bem…) e todos, sem exceção, nos trataram como conhecidos de longa data e um carinho imenso. Nada melhor para brindar isso do que uma autêntica cerveja boliviana que, aliás, é uma de minhas preferidas… Paceña, señor?

IMG_3095

O dia seguinte foi de reuniões de trabalho, visitas técnicas (que não vou ficar falando sobre por motivos óbvios) e tour pela parte antiga da cidade, o centro histórico. É curiosa a arquitetura das casas, que têm varandas sustentadas por pilares na calçada. A ideia é que se ande sempre na sombra. É o que dizem.

P1090964

Visitamos também uma casa de artesanatos típicos, feito por mulheres bolivianas que cuidam da casa, dos filhos, do marido e ainda são artistas para poderem ganhar um trocado. A semelhança com mulheres brasileiras não deve ser mera coincidência. rsrs.

P1090962

Depois do almoço, um rolezinho no “Passeio Artesanal La Recova” e na praça 24 de Setembro (data do aniversário da cidade) onde fica a Catedral de Santa Cruz e o Palácio do Governo.

IMG_3144

IMG_3138

À noite, um delicioso jantar no (dizem) melhor restaurante da ciade, o “Jardin de Asia”. Lugar lindo e agradável, com iluminação indireta que imita constelações.

P1100026

Mas… as maiores surpresas foram na cidade de La Paz e Uyuni. Imperdível, mas vai ficar para os próximos posts. Beijinho no ombro pra vocês.

IMG_3156

Posts Relacionados

Sobre o autor: Débora Bordin

Tenho mais (bem mais) de 30, sou jornalista (diplomada), radialista, blogueira, especialista em comunicação empresarial e de turismo sustentável, sagitariana, corintiana, matucha-pantaneira-carioca e turista. Apesar de tudo isso, uma boa moça.

Seu comentário