dez
20
2011

Ilha Grande de aventura e praias paradisíacas

Assim como Bonito (MS), Ilha Grande (RJ) está entre meus destinos favoritos. Lugar de praias paradisíacas, cenários deslumbrantes e um clima de paz indescritível. Minha primeira vez por aquelas bandas foi no início de 2011 e o destino foi a praia de Aventureiro. Só pra chegar já foi uma aventura, com direito a ondas enormes entre  Angra dos Reis e Ilha Grande e de motor de lancha morrendo na praia (é, fui de lancha…).

Mas não é só por isso que Aventureiro faz jus ao nome. A praia é para quem não tem frescura, dorme em barraca e toma banho frio. Existe estrutura só pra não passar aperto, inclusive de barzinho com música pra quem curte relaxar no final do dia ou não quer comer comida de fogareiro, o que é um luxo.

Área de camping é o que não falta e a maioria de frente pro mar. De lá dá pra fazer trilhas para vários lugares belíssimos, além de ser possível alugar um barco para dar passeios por outras praias como a linda e rústica Parnaióca… Quem tem disposição também consegue conhecer outros lugares através de trilhas. Só tem que tomar cuidado para não entrar em reservas, senão o guarda-florestal vai gentilmente te pedir para fazer meia volta :)

Um dos passeios imperdíveis, além de ir de barco até Parnaióca e ver o rio desaguando na praia, é subir a trilha Sundara. É uma subida de alguns metros, mas o visual maravilhoso de mata e praia valem cada passo e suor derramado! Não posso esquecer do nascer do Sol, bem na frente de Aventureiro. Fantástico.

Meu destino nessas férias vai ser novamente Ilha Grande, mas a aventura será outra! Chegarei pelo outro lado, por Abraão, lugar que é mais estruturado, com pousadas, restaurantes e até vida noturna. Mas a ideia é ficar novamente em camping e dessa vez fazer trilhas para conhecer a maioria de praias possíveis, como Palmas, Cachadaço, Dois Rios, Lopes Mendes e outras que aparecerem pelo caminho. Mas essa viagem eu conto quando voltar ;)

………….***………….

COMO CHEGAR:

- Pegar um ônibus do Rio para Angra dos Reis. De lá, pegar um barco/barca para a Ilha Grande. Tem que ir cedo (antes do meio dia), pois os barcos tem que voltar antes do anoitecer por segurança.

- Se for de carro, sei que existem estacionamentos em Angra do Reis. Na Ilha não entra carro.

DICAS:

- Leve protetor solar;

- Leve repelente;

- Lá não existe caixa eletrônico e a maioria dos lugares não aceita cartão, então leve seu dinheiro;

- Na maioria dos lugares não pega sinal de celular. Então, não se estresse, deixe ele desligado.

- Não deprede, não jogue lixo no chão ou no mar.

LINKS BACANAS:

http://www.ilhagrande.com.br/

http://ilhagrande.org/Ilha-Grande-Portal

http://br.ilhagrande.com/sys/

http://www.ilhagrandetur.com.br/sys/

Posts Relacionados

Sobre o autor: Débora Bordin

Tenho mais (bem mais) de 30, sou jornalista (diplomada), radialista, blogueira, especialista em comunicação empresarial e de turismo sustentável, sagitariana, corintiana, matucha-pantaneira-carioca e turista. Apesar de tudo isso, uma boa moça.

7 Comentários+ Comentar

  • aiii que saudades !!! adoro esse lugar !!!

  • Oi Débora! Estou indo para o aventureiro agora no carnaval e achei seu post bem legal! Estou indo com meu pequeno de 4 anos e fiquei interessada na lancha… Como foi a experiência? Você tem o contato? Ouvi dizer que de lancha a travessia é feita em uma hora, é verdade? Obrigada e parabéns!

    • Oi Ana!
      Nossa, você vai amar Aventureiro e seu pequeno também.
      Quem sabe até ele faz amizade com o “menino da canoa”… esse menininho lindo sentado ao lado do barco :)
      As lanchas ficam sempre pelo cais, não tenho um contato. Levamos certa de 1h30 com ela. Mas os barcos também valem muito o passeio.
      Chegue cedo (antes do meio dia) e veja qual opção oferece mais segurança para você e seu filho.
      Um beijão e boa aventura!

  • Realmente Debora, Ilha Grande é tudo de bom, fazia muito tempo eu não ia lá, voltei em outubro, achei que mudou um bocado, mas continua linda a ilha, com suas praias maravilhosas, só que eu sou mais de ficar na vila Abraão…

    • To indo nesta quinta-feira pra lá de novo, Telma! Dessa vez vou direto pra Abrãao e ficamos uns 3 dias por lá… depois vamos conhecer mais um pedação da Ilha, fazendo trilhas. A ideia é ficar 10 dias ao todo. Depois conto como foi ;)

  • Ahhhh que saudade desse lugar!!! A foto do por do sol ficou linda! Aproveite a viagem!

    • E se eu te contar que é o nascer do Sol, Cibs? Maravilhosoooo!

Seu comentário